top of page

SABOR & ARTE - 15.03.24 - BACALHAU AO FORNO 

Hoje vamos preparar um delicioso Bacalhau ao Forno.

O bacalhau ao forno, é um prato muito popular, de origem portuguesa, também conhecido como bacalhoada de forno e faz muito sucesso em terras brasileiras. Inclusive, essa receita é muito consumida em datas especiais e tradicionais como o almoço de Páscoa e a ceia de Natal.

Para quem ama bacalhau, essa receita é simplesmente perfeita. Além disso, é uma receita fácil de fazer, e apesar de levar muitos ingredientes, todos são acessíveis.

Enfim, o tempo de preparo do bacalhau de forno é de cerca de 2 horas, sem contar o tempo que leva para dessalgar, é claro, e rende até 6 porções bem servidas.


INGREDIENTES:

  • 1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado

  • 1 quilo de batata em rodelas

  • 3 cebolas em rodelas

  • 1 pimentão vermelho em rodelas

  • 1 pimentão amarelo em rodelas

  • 4 ovos cozidos cortados ao meio.

  • 3 dentes de alho descascados e amassados.

  • 1 xícara de azeitonas pretas

  • Azeite de oliva extra virgem a gosto

  • Sal a gosto

  • Salsa picada a gosto

COMO PREPARAR:


1.  Primeiramente, você precisa cozinhar o bacalhau. Para isso, adicione o lombo de bacalhau em postas, já dessalgado em uma panela com água suficiente para cobrir.

2.  Então, cozinhe por uns 12 a 15 minutos. Uma dica é espetar um garfo para conferir se está cozido no ponto certo. Reserve o bacalhau por enquanto.

3.  Na mesma água, onde cozinhou o bacalhau, adicione as batata em rodelas e cozinhe por uns 15 minutos. Observe que as batatas não fiquem muito moles. Devem estar cozidas al dente.

4.  Desse modo, quando estiverem cozidas e macias, retire da água e reserve.

5.  Enquanto cozinha o bacalhau e em seguida as batatas, numa outra panela pequena cozinhe os ovos. Descasque-os e corte-os ao e reserve para enfeitar na final.

6.  Em uma frigideira coloque azeite, adicione as cebolas em rodelas, os pimentões, e o alho, tempere com azeite, sal e pimenta e refogue levemente.

7.  Em uma assadeira refratária, cubra o fundo com azeite de oliva, as rodelas de batata e adicione metade do refogado de pimentões com cebola.

8.  Coloque os pedaços de bacalhau e complete os espaços com as batatas, o refogado, as azeitonas e cubra com bastante azeite.

9.  Então, leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 35 a 40 minutos.

10.                   Por fim, é só colocar os ovos cozidos, cortados ao meio e salpicar com salsa picadinha e servir o seu bacalhau ao forno.

11.                   Pode ser servido com arroz branco, ou se preferir pode servir com brócolis salteados.



É só servir e se deliciar.


Sabor & Arte pra você.


 

 

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page